VALOR NUTRITIVO DE SUCOS SEM LACTOSE
De um modo geral, os sucos são pobres em calorias (quando servidos ao natural, sem açúcar), podendo ser largamente consumidos pelos que desejam manter ou perder peso. Têm, também, baixo teor de proteínas e carboidratos. Seu forte é serem uma grande fonte de vitaminas e sais minerais, nutrientes que são chamados "reguladores", pois ajudam o organismo a funcionar bem. As frutas cítricas, em particular, são muito ricas em vitamina C, que desenvolve a resistência do indivíduo às infecções. No entanto, a vitamina C se oxida em contato com o ar e deixa de ser aproveitada pelo organismo. Por isso, são necessários certos cuidados no preparo dos sucos para que essa vitamina não se perca. Em primeiro lugar, deve-se usar sempre faca de aço inoxidável para cortar as frutas ácidas, porque as de outros materiais aumentam a oxidação da vitamina. Depois, uma vez extraído, o suco deve ser consumido e não guardado, pois mesmo na geladeira a vitamina C se perde. Por outro lado, refrescos preparados à base de caldas fervidas podem ser muito gostosos, mas são pouco nutritivos: o aquecimento provoca a perda das vitaminas.
→ quer aprender a fazer doces sem lactose?
SUCESSO TEM RECEITA
Existem várias formas de deixar os refrescos mais saborosos. Aqui, algumas delas:
1) ao servir suco de frutas ou legumes, com gelo, convém lembrar que este se derrete. Portanto, o suco deverá ser mais concentrado para não perder o gosto, ao diluir. Usar pedrinhas congeladas de suco (feitas nas formas de gelo do congelador) para juntar «ao refresco é outra maneira de evitar que o suco fique diluído.
2) Para uma limonada mais forte, deve-se passar o limão inteiro na máquina de moer carne. Depois, é só coar.
3) Uma pitada de canela em pó e algumas gotas de limão acrescentadas ao suco de uva acentuam o seu sabor.
4) Os sucos nunca devem ser preparados em panela de alumínio, pois este metal modifica o gosto das frutas. Por esse motivo, o ideal mesmo são os utensílios de vidro ou porcelana.
5) Muito açúcar nos refrescos tira o sabor natural e gostoso das frutas.
6) Para adoçar os refrescos à base de leite, pode-se usar mel ou glicose de milho, em vez de açúcar.
7) Sorvetes são ótimos ingredientes para refrescos gelados. Pode-se simplesmente bater no liquidificador um suco de frutas com sorvete ou, então, leite, frutas frescas e sorvete. Estas bebidas devem ser batidas pouco antes de serem servidas, para não perderem sua consistência e leveza.
8) Bebidas à base de chocolate ou café ficam mais gostosas se, no momento de servir, forem salpicadas com chocolate em pó ou café solúvel.
9) Folhinhas de hortelã flutuando num suco de frutas (especialmente de laranja ou abacaxi), além de muito decorativas, dão-lhe um saborzinho especial e refrescante.
10) Refrescos feitos com legumes são ótimos para servir antes do jantar, pois estimulam o apetite.
11) Suco de beterraba misturado com suco de tomate fica uma delícia. Para obter o suco, basta cozinhar ou ralar a beterraba e depois passá-la pelo liquidificador.
12) Cenoura crua ralada ou batida no liquidificador e espremida num pano limpo dá um excelente suco.
13) Para extrair o suco de pepinos é necessário ralar e passá-los numa peneira.
14) Rodelas de limão sempre vão bem em qualquer tipo de suco e refresco. Ao mesmo tempo que lhe dá um sabor mais ácido, ajuda a matar a sede, são bastante decorativas.
15) Frutas passadas já perderam grande parte de suas vitaminas. Assim, deve-se dar preferência às que estejam no ponto, de casca firme e brilhante.
Além de apresentarem um alto valor nutritivo, os sucos de frutas e legumes são muito importantes por hidratarem o organismo. Representam um bom hábito alimentar para crianças e adultos.
Tem gente ganhando dinheiro com isso
Há quem esteja gerando renda com dietas e alimentos sem lactose. Com um mercado tão grande de pessoas que precisam de boas opções para alimentação, encontrei uma dica muito legal que é o curso Cake Vegan Cake. Este é um curso direcionado para quem deseja aprender a fazer sobremesas para vegetarianos, receitas que não precisam de leite.
Caso você queira pensar também em sobremesas sem lactose, acesse o botão abaixo.


